top of page
Foto do escritorPaula Valduga

La Banda Flotante traz o candombe contemporâneo para o palco da Tum Tum


Foto: La Banda Flotante, divulgação

O candombe contemporâneo e os sons latinos dão o ritmo para letras que falam de amor, de tradição e de respeito à natureza. A influência da música africana conduz a sonoridade da La Banda Flotante, grupo uruguaio que chega à Mostra Tum Tum 9 com um discurso ativista e muito batuque.


A conexão com as tribos indígenas sul-americanas leva para o palco relatos orais desses povos. Ao lado deles, aparecem o amor, a tradição e manifestações contrárias a um sistema que estimula o consumo depreciando o meio ambiente. Essas palavras são embaladas por um acervo cultural influenciado por povos ancestrais em um show que tem a percussão como centro sonoro.


Ao subir ao palco do Teatro Pedro Parenti, a La Banda Flotante traz do Uruguai uma mistura dessas crenças e os diversos usos da percussão, voltando ao que considera a raiz da criação: sua ancestralidade.


***


A nona temporada da Mostra Tum Tum é uma realização da Tum Tum Produtora e do SESC Fecomércio e tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, por meio do Pró-Cultura RS, e via Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com patrocínio de Sulgás e Kidelizz, e apoio cultural de Metadados, Unimed Nordeste-RS, Randon e Sulbrasil Group. Apoio: Grupo RBS.



58 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page